sábado, 15 de agosto de 2015

A pecuária e a expansão para o interior





           O Brasil fornece carne bovina para mais de 180 países,sendo assim,o maior exportador mundial.Do gado se aproveita,além da carne,o leite,o couro e até os ossos,de onde se extrai farinha,sabão e ração para animais.
           No início do século XVI,os portugueses exploravam o pau-brasil e em seguida,a cana-de-açúcar.Nos engenhos,o gado era utilizado para transporte de pessoas e mercadorias e como força motriz das moendas.
           Com a proibição pela coroa portuguesa da criação de gado no litoral,a cultura se espalhou pelo sertão nordestino,expandindo-e para a região onde hoje ficam os estados da Paraíba,Ceará,Maranhão e etc.
           Criados de maneira extensiva,em meados do século XVIII,tornaram-se a principal fonte de abastecimento do litoral,da Bahia até o Maranhão.Entretanto,devido às grandes caminhas,o gado ficava magro,e com baixa qualidade.
           Tal como o sertão nordestino,também houve desenvolvimento da criação de gado no Sul,principalmente para a produção do couro,posteriormente,a carne de charque.
           A utilização de animais para o transporte de pessoas e mercadorias,muito contribuiu para o desenvolvimento da região Sul.
          De modo à não perder a liderança de exportação de carne bovina,foram desenvolvidos,produtos e técnicas para atender as exigências sanitárias e a crescente demanda do mercado internacional,sem esquecer do melhoramento genético dos animais.
         Entretanto,se faz necessário a preocupação com impacto ambiental causado pela cultura da pecuária extensiva,tais como : Assoreamento das margens dos rios,prejudicado a navegabilidade e qualidade das águas,além do desmatamento e os gases liberados pelos animais.
           
           


  • NOME : GIOVANNA BARROS
  • SÉRIE : 8º ANO
  • TURMA : A
  • NÚMERO : 12
  • TEMA : A PECUÁRIA E A EXPANSÃO PARA O INTERIOR
  • GÊNERO TEXTUAL : REPORTAGEM
  • FONTE : EDITORA MODERNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário